Mais inteligência emocional, melhores resultados escolares!

Alunos desatentos, desinteressados, nervosos ou ansiosos?

O Identificador Emocional é o primeiro passo para estimular a habilidade emocional de identificar e expressar emoções.  Ajude-os a desenvolver a sua inteligência emocional de forma a conseguirem obter melhores resultados a nível escolar e a desenvolver uma relações mais saudáveis.

Digite o seu nome e o seu melhor e-mail para recebê-lo na sua caixa de correio!

Conhecer e dominar o vocabulário emocional é fundamental para nomear corretamente as emoções. 

O Identificador Emocional permite auxiliar na difícil tarefa de identificar as emoções e, assim, ajudá-los e compreendê-las e regulá-las.

Vários autores mostram que as competências emocionais são fundamentais para a adaptação do ser humano aos ecossistemas em que se encontra (Bisquerra & Pérez, 2007; Caruso & Salovey, 2007; Goleman et al., 2007). Deste modo, o professor deverá conhecer e ensinar um vasto vocabulário emocional aos seus alunos, desenvolvendo nestes capacidades para conhecerem e gerirem as suas emoções.

O ponto de partida na aprendizagem de competências socioemocionais!

O Identificador Emocional é um ponto de partida para os Professores, Educadores, Terapeutas e Auxiliares que desejam estimular a habilidade emocional de identificar e expressar emoções das suas crianças.  

Baseado em dois modelos teóricos (Circumplex model of emotion, Russell, 1997) e Circumplex model os affect, Plutchik, 1997-1980), bem como os contributos da investigação de Caruso e Salovey, este identificador permite organizar as emoções em duas dimensões simples (eixo horizontal representa as sensações – agradáveis vs desagradáveis) e o eixo vertical mostra os níveis de atividade (energia baixa vs intensa). O Identificador tem 4 quadrantes enumerados de -5 a +5, demonstrando a intensidade da energia e das sensações, traduzindo-se em emoções e sentimentos.

Olá, bem-vindo/a aos MOCHINHOS DA SABEDORIA!

O meu nome é Sandra Costa e sou a Coordenadora do projeto “Mochinhos da Sabedoria”.

Sou formada com mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Pós graduada em Terapia Cognitiva Comportamental e em Inteligência Emocional e Saúde Mental.

Com especial foco de interesse nas competências socioemocoonais, criei, em 2012, a marca “Os Mochinhos da Sabedoria”. Ao longo destes 10 anos, já se formaram mais de 1000 técnicos de saúde e pais e cerca de 2000 crianças participaram nas sessões do projeto. A minha experiência teórica e prática permitiu-me construir materiais e cursos que ajudam as pessoas a saberem mais sobre as suas emoções. Na aventura dos Mochinhos da Sabedoria, a minha personagem ilustrada acompanha as emoções da Maria e do Benjamin, bem como de todas as crianças, jovens e adultos.