Ensina as tuas crianças a identificar as emoções!

Queres ensinar as tuas crianças a expressarem com clareza e eficácia os sentimentos de forma a melhorar os resultados terapêuticos?

O Identificador Emocional é o primeiro passo para estimular a habilidade emocional de identificar e expressar emoções. 

Descarrega-o no link abaixo!

Conhecer e dominar o vocabulário emocional é fundamental para nomear corretamente as emoções. 

O Identificador Emocional permite auxiliar na difícil tarefa de identificar as emoções, situando-as em quadrantes.

Com este Identificador vais poder apresentar as emoções às crianças com quem trabalha de forma a serem mais facilmente compreendidas e integradas na sua aprendizagem.

O que inclui o "Identificador Emocional":

O “Identificador Emocional” é composto por 4 vídeo-aulas, nas quais vão ser apresentadas as seguintes temáticas:

Vídeo 1

“O que é o ‘Identificador Emocional’ e para que serve?”

Vídeo 2

Definição de sensação física e baixa ou alta energia.”

Vídeo 1

Como é que o ‘Identificador Emocional’ é organizado.”

Vídeo 4

Como construir o seu próprio ‘Identificador Emocional’ para aplicar nas consultas e/ou sessões.


O ponto de partida na aprendizagem de competências socioemocionais!

Baseado em dois modelos teóricos (Circumplex model of emotion, Russell, 1997) e Circumplex model os affect, Plutchik, 1997-1980), bem como os contributos da investigação de Caruso e Salovey, este identificador permite organizar as emoções em duas dimensões simples (eixo horizontal representa as sensações – agradáveis vs desagradáveis) e o eixo vertical mostra os níveis de atividade (energia baixa vs intensa). O Identificador tem 4 quadrantes enumerados de -5 a +5, demonstrando a intensidade da energia e das sensações, traduzindo-se em emoções e sentimentos.

O Identificador Emocional é um ponto de partida para os profissionais de saúde que desejam estimular a habilidade emocional de identificar e expressar emoções dos seus pacientes. 

Olá, bem-vindo/a aos Mochinhos da Sabedoria

O meu nome é Sandra Costa e sou a Coordenadora do projeto “Mochinhos da Sabedoria”.

Sou formada com mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Pós graduada em Terapia Cognitiva Comportamental e em Inteligência Emocional e Saúde Mental.

Com especial foco de interesse nas competências socioemocoonais, criei, em 2012, a marca “Os Mochinhos da Sabedoria”. Ao longo destes 10 anos, já se formaram mais de 1000 técnicos de saúde e pais e cerca de 2000 crianças participaram nas sessões do projeto. A minha experiência teórica e prática permitiu-me construir materiais e cursos que ajudam as pessoas a saberem mais sobre as suas emoções. Na aventura dos Mochinhos da Sabedoria, a minha personagem ilustrada acompanha as emoções da Maria e do Benjamin, bem como de todas as crianças, jovens e adultos.