Os Mochinhos da Sabedoria no Congresso de Inteligência Emocional do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) - 21 a 23 de Fevereiro 2019

Na sexta-feira dia 22 de Fevereiro 2019, tivemos a oportunidade de participar no Congresso de Inteligência Emocional do Instituto Politécnico de Bragança, na Sessão de Comunicações IV - Educação emocional, moderada por Isabel Lopes e Filomena Pereira. Apresentámos o Programa de Educação Sócio Emocional "Mochinhos da Sabedoria".  Segue-se o abstract apresentado na conferência:

Resumo

O reconhecimento das emoções tornou-se determinante, uma vez que estão implicadas nos processos de raciocínio, contribuindo para ajudar o indivíduo a adaptar-se melhor aos contextos em que vive. A emoção assume um estatuto assinalável, seja ao nível científico seja ao nível dos diversos campos de trabalho, nomeadamente em saúde, educação e da gestão organizacional.

Objetivo: Aplicar a alunos de educação básica o programa de Educação Sócio Emocional os Mochinhos da Sabedoria.

Metodologia: Estudo de investigação-ação realizado numa amostra de conveniência constituída por 101 crianças/adolescentes, 58,4% raparigas com uma média de idades de 11,96 anos (Dp= 1,73), abrangendo a escolaridade do 4º ao 9º ano oriundos de um Agrupamento de Escolas da região de Viseu.

Resultados: Pelos resultados obtidos verificou-se que o reconhecimento das emoções aumenta com a idade, é maior no sexo feminino e são mais facilmente identificadas emoções positivas do que negativas e/ou neutras.

Conclusão: Verifica-se pertinente que se encontre ao dispor dos agentes educativos e pais, atividades que permitam o desenvolvimento das competências sócio emocionais das crianças/adolescentes. O programa de Educação Sócio Emocional os Mochinhos da Sabedoria tem como objetivo estimular as competências em questão, uma vez que a evidência científica afirma que melhora a qualidade de vida, a saúde mental, as relações interpessoais e o sucesso educativo.

Descritores: Educação Sócio Emocional; programa; emoções; crianças; adolescentes.