Estratégias de relaxamento para crianças

CONSIDERAÇÕES GERAIS:

  • Não existe uma única forma de ensinar uma criança a relaxar;
  • É importante descobrir qual a melhor estratégia de relaxamento para a criança;
  • Diversas técnicas de relaxamento  podem ser úteis em momentos diferentes, logo é importante que a criança saiba empregar mais de uma estratégia de relaxamento.

· Técnicas Baseadas em imagens mentais: dez velas

A criança imagina dez velas acesas em sequência. O terapeuta pede à criança para imaginar velas bonitas e coloridas. A criança é instruída a apagar uma vela de cada vez, por meio das suas expirações. Cada vela deve ser apagada lentamente. O terapeuta ensina a criança a apagar cada uma das velas, enquanto a mantém focada nas imagens mentais.

· Técnicas Baseadas em imagens mentais: um lugar relaxante

O terapeuta solicita que a criança feche os olhos e imagine um local seguro e relaxante. A cena imaginada deve transmitir paz. A criança deve ser incentivada a concentrar-se na cena, imaginando a mesma detalhadamente. É importante imaginar a mesma, utilizando os cinco sentidos. Depois do exercício, conversar com a criança sobre a experiência de relaxamento, procurando verificar se esta conseguiu relaxar.

· Técnicas Baseadas no Relaxamento Muscular: Como o chefe manda

O terapeuta sugere uma brincadeira chamada "como o chefe mandar", onde a criança deve seguir as orientações do chefe (terapeuta ou pai). No exercício, os músculos podem ser orientados para a tensão muscular e posteriormente relaxados da seguinte forma:

  • Marchar em posição de sentido ao redor da sala (tensão);
  • Depois, soltar o corpo (relaxamento);
  • Ficar todo duro, que nem um robô (tensão);
  • Ficar todo mole, como um esparguete (relaxamento);
  • Fazer uma careta feia, como se fosse Halloween (tensão);
  • Fingir que está a dormir, soltar o rosto (relaxamento);
  • Esticar-se nas pontinhas dos pés, para ser o mais alto possível (tensão);
  • Soltar tudo, chutar com os pés, balançar os braços de um lado para o outro.
  • Encolher-se sobre si próprio como um caracol dentro da sua carapaça (tensão);
  • Soltar tudo, chutar com os pés, balançar os braços de um lado para o outro.

Nota: O período de relaxamento deve durar pelo menos o dobro do período de tensão para que a criança possa realmente relaxar os músculos que estiveram com tensão.

· Técnicas Baseadas na respiração

Instrua a criança a inspirar lenta e profundamente. Assim que inspirar o ar deve ser retido durante três a cinco segundos, e depois expirar lentamente. Enquanto respira a criança deve pronunciar mentalmente a palavra "relaxado". Explique que fazer o exercício algumas vezes ajudará a reconquistar o controlo do seu corpo e a sentir mais calma.

· Técnicas Baseadas na respiração: a vela e flor

Peça que a criança imagine que tem uma flor na sua mão direita e uma vela na esquerda. De seguida, ela deve inspirar o perfume da flor. Depois a criança volta-se para a outra mão e sopra a vela, afim de apagá-la. Repita esta sequência algumas vezes (no mínimo 10 vezes).


Retirado e adaptado de: https://www.slideshare.net/psimais/estrategias-de-relaxamento-para-crianas-23953702?next_slideshow=1