Áudioartigo:
Consideras-te um modelo de regulação emocional para a(s) criança(s) com as quais lidas? Como reages à frustração? Perdes a calma, amuas ou simplesmente retiras-te? Quem te observa, em e
special os mais novos, vão provavelmente imitar-te. Então o que fazes quando te sentes avassalado por uma emoção?
FALAR
Fala sobre o que sentes e como contas fazer a tua própria gestão emocional. Por exemplo, imagina que a tua criança está novamente atrasada para ir para a escola, em vez de perder a calma e gritar “despacha-te!”, diz mesmo o que sentes: “Começo a ficar frustrada por não conseguir que estejamos todos prontos a horas para sair de casa!”. A partir daqui, podes usar uma estratégia para resolver a tua emoção básica da raiva: “Para não deixar a minha raiva aumentar e gritar contigo, vou contar até 10 para estares no corredor e te calçares”.
MOSTRAR À CRIANÇA O COMPORTAMENTO
É importante mostrares à criança o comportamento que gostarias que ela adotasse numa situação de igual frustração. Esta estratégia é igual para os professores e educadores em sala de aula! Quantos alunos comentam com os pais que “a professora enervou-se e começou a ralhar alto?”. Claro somos seres humanos e isso acontece. Então verbaliza-o quando isso se passa: “Devido à situação, fiquei frustrada e comecei a falar mais alto na sala de aula. A emoção que me dominou foi a raiva, pelo que tenho de me acalmar”.
SE QUEREMOS QUE AS CRIANÇAS APRENDAM A REGULAR AS SUAS EMOÇÕES, é importante que elas vejam os próprios pais/educadores/outros profissionais de saúde a fazerem isso. Tens de lhes dar a oportunidade de observar como se faz.
O QUE É A GESTÃO EMOCIONAL
Gerir as emoções é a capacidade que uma pessoa tem em controlar as suas reações emocionais. As mesmas dão-se a três níveis:
1. Neurofisiológico
2. Cognitivo
3. Comportamental
O aspeto neurofisiológico (neuronal e físico) é mais difícil porque é automático, mas o cognitivo (atenção que por vezes os pensamentos automáticos, surgem sem o nosso controlo prévio) e comportamental (o que faço), estão ao meu controlo! Tal como as outras tarefas desenvolvimentais, gerir emoções é um aspeto do desenvolvimento que não existe à nascença, isto é, necessita de ser aprendido. Inicialmente, a regulação emocional tem de ser facilitada pelo meio ambiente (é externo). Ou seja, é necessário ajuda exterior para reduzir a tensão interior.
COM O TEMPO, TUDO MELHORA
À medida que a criança se desenvolve, nomeadamente quando atinge a idade escolar, assume mais responsabilidade pela forma como regula as emoções, mas ainda não se encontra com a maturidade suficiente na sua gestão, daí os pais e outros educadores, terem um papel muito importante.
Gostaste das dicas? Sabes que é importante aprenderes mais sobre as emoções para poder ensinar a melhor gestão!