Aprende a Implementar Estratégias de Aprendizagem Socioemocional na Tua Prática!

Atenção verifica se o email está no SPAM!

Desenvolve competências emocionais em crianças e jovens, melhora o ambiente escolar e transforma vidas através da Educação Socioemocional. Descobre como potenciar o desenvolvimento emocional nas tuas sessões, salas de aula e espaços educativos com orientação prática e especializada.

O QUE É SEL E POR QUE PRECISAS DESTA SUPERVISÃO?

A Aprendizagem Socioemocional (SEL) é fundamental para o bem-estar emocional das crianças e jovens. Ensina competências essenciais como:
✅ Gestão de emoções
✅ Resolução de conflitos
✅ Empatia
✅ Comunicação eficaz

Mas implementar estas práticas pode ser desafiante. Como integrar o SEL nas tuas sessões ou aulas? Como adaptar estratégias para diferentes idades?

👉 Nesta Supervisão SEL, vais aprender:
✔️ Como planear atividades de aprendizagem socioemocional.
✔️ Técnicas práticas para ensinar crianças a lidarem com emoções.
✔️ Como envolver famílias e professores no processo.
✔️ Estratégias para criar ambientes emocionalmente seguros.

Contudo, sugiro-te uma forma rápida de ter soluções para os teus casos clínicos mais complexos:

Por que sou a pessoa certa para te ajudar com Supervisão em SEL (Social Emotional Learning)

Se procuras alguém que não apenas conhece a teoria, mas que já viveu na prática o impacto da Aprendizagem Socioemocional, deixa-me contar-te um pouco da minha experiência.

Desde 2012 que trabalho diretamente com crianças e jovens, dos 2 aos 17 anos, em escolas, salas de aula, grupos e contextos educativos, ajudando-os a desenvolver competências socioemocionais essenciais. Empatia, autorregulação emocional, resolução de conflitos e comunicação assertiva são apenas alguns dos temas que trabalho diariamente.

Já desenvolvi vários cursos práticos para psicólogos, professores e pais, focados em estratégias que realmente funcionam no terreno. Escrevi um livro e artigos sobre SEL e saúde mental infantojuvenil, e a minha missão é clara: ajudar a próxima geração a crescer mais consciente das suas emoções e mais capaz de lidar com os desafios da vida.

Mais do que dar ferramentas, quero orientar-te para que consigas implementar práticas eficazes de SEL nas tuas sessões, aulas ou dinâmicas em grupo. Não acredito em soluções “one-size-fits-all” – cada criança, cada turma e cada família tem as suas necessidades. E é isso que trago nas minhas supervisões: adaptação, personalização e estratégias práticas.

E sabes o que mais? Não tenciono parar! Vou continuar a trabalhar nesta área, a aprender e a ensinar, porque acredito que a educação socioemocional é o caminho para um futuro melhor.

Se procuras supervisão prática, com alguém que já passou pelas dificuldades que também podes estar a sentir, estou aqui para ajudar. Vamos juntos fazer de 2025 um ano de transformação emocional para ti, para os teus pacientes e para as famílias com quem trabalhas! 💪

O QUE VAIS RECEBER NAS SESSÕES DE SUPERVISÃO?

Como funciona a minha supervisão?

O que é a Supervisão?

A supervisão é um momento dedicado ao crescimento e à troca de conhecimentos na área das Social Emotional Learning (SEL), no modelo de Inteligência Emocional de John Mayer e Peter Salovey e modelos de Mindfulness.  As sessões ocorrem 1 vez por mês, com 2 horas de duração, e são estruturadas para oferecer aprendizagem prática e suporte técnico.

Como funciona?

  • Um dos participantes apresenta um caso em que usa as SEL em contexto de sessões, salas de aula e espaços educativos;

  • Uma dos participantes pede ajuda para delinear um intervenção em turma ou grupo e envia-me esses dados antes da sessão acontecer. 

E se não houver caso?

  • Nessas situações, preparo uma sessão prática focada em conceitos teóricos e intervenções-chave com o objetivo de desenvolvimento da autoconsciência (as crianças reconhecerem quando sentem a emoção), do autocontrolo (como  gerir a emoção), da consciência social (compreender como a emoção impacta nos outros = criar empatia), dos relacionamentos interpessoais (criar relacionamentos positivos) e da tomada de decisão responsável (construir opções éticas para o próprio comportamento pessoal e social).

Porquê participar?

  • Além de desenvolver competências práticas e técnicas, a supervisão promove a partilha de experiências e a evolução clínica num ambiente de apoio. É um espaço para aprofundar conceitos e aprimorar intervenções baseadas em evidências.

Testemunhos de quem já participou:

O que pagarias pela supervisão com outro colega?

Tendo em conta que cada sessão de supervisão dado por um especialista em PSICOTERAPIA TCC pela OPP e uma associação reconhecida em termos nacionais e internacionais varia entre 65€ a 90€, quer dizer que por 6 horas no total deverias pagar:

540€

O que vais pagar na minha supervisão?

167€ ou até 3x94€

O que vais receber?

Quem irá guiar-te nesta jornada?

Sandra Costa,

  • Psicológa Clínica há mais de 15 anos em contexto público e privado. Frequência do Doutoramento em Psicologia da Educação pela Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia de Coimbra.
  • Psicoterapeuta especialista em TCC pela OPP e APTC, com reconhecimento na European Association for Behavioural and Cognitives Terapies (EABCT).
  • Pós-graduada em Terapia Cognitiva Comportamental, Inteligência Emocional/Saúde Mental e em Terapias de 3.ª Geração.
  • Experiência de 15 anos a trabalhar as SEL, o Modelo de Inteligência Emocional de Mayer e Salovey, Minfulness em contextos educativos (Escolas, Associações de pais, IPSS, ATL´s).
  • Realização de formações, workshops, masterclass, palestras e conferências, com participação em diversos congressos, eventos científicos, seminários, publicações de artigos, entre outros.
  • Colaboração com os meios de comunicação social tais como: revistas, jornais, rádio, televisão, plataformas online, em assuntos relacionados com a Saúde Mental Infantojuvenil.

Perguntas frequentes

O que acontece se não puder participar de uma sessão?

Caso não possas estar na sessão em direto na plataforma ZOOM, a sessão será gravada e o link de visualização enviado para o teu email.

Sim, posteriormente ser-t-á passada uma declaração.

As sessões são dadas às das 20h30 às 22h30 nos dias 30/01; 27/02; 27/03.

Podes enviar-me um email para geral@mochinhosdasabedoria.pt

e terei todo o gosto em esclarecer-te.

Se procuras supervisão individual também faço, manda-me um email a expressar esse desejo.