Tudo começa com uma ideia.

No ano letivo 2012/2013, realizámos um rastreio no Agrupamento de escolas do Viso em Viseu com objetivo de detetar precocemente perturbações específicas da aprendizagem e outras possíveis perturbações de Neurodesenvolvimento que condicionassem nomeadamente o funcionamento académico. A amostra foi constituída por crianças do 1º ciclo e do último ano do ensino pré-escolar. Os resultados mostravam que fosse sugerida a uma parte das crianças, uma avaliação psicológica no âmbito das perturbações específicas da aprendizagem ou de perturbações de Neurodesenvolvimento.

Após estas avaliações, os resultados mostraram que os casos que evidenciavam maior número de critérios de diagnóstico era o de Perturbação de Hiperatividade com défice de atenção (PHDA) (com ou sem comorbilidade com perturbações específicas da aprendizagem). Decorrente deste mesmo estudo, foi interessante observar que os 63 casos analisados, apresentavam um baixo auto-conceito.

A partir do estudo, decidimos elaborar um programa que tivesse como foco a estimulação das capacidades cognitivas, das competências sócio-emocionais e da atenção plena.

A Grande Missão

O projeto “Mochinhos da Sabedoria” tem uma componente curricular que alia as descobertas científicas da Neurociência efetuadas em Mindfulness (atenção plena) Inteligência Emocional (IE). Descobertas que incluem a importância da consciência de si, da gestão emocional do “EU”, da capacidade de empatia/compaixão e das competências sociais. O nosso projeto tem como objetivo estimular a capacidade de controlo cognitivo, de “inner focus” (foco interior), para permitir uma maior consciência de si no sentido de uma maior produtividade, liderança, eficiência e criatividade!

Este é o nosso objetivo, trazer às crianças e adolescentes, bem como aos adultos que os circundam, maior controlo efetivo para uma abordagem mais positiva, saudável e de sucesso na relação com eles próprios e com o mundo que os rodeia.

O nosso projeto já se encontra implementado em instituições/associações públicas e privadas desde o ano letivo 2012/2013. O mesmo teve como ponto de partida a estimulação sensorial e cognitiva. Posteriormente a aposta recaiu nas competências Sócio-Emocionais, acrescentando assim as práticas de Mindfulness (atenção plena).

Quem é Sandra Costa?

O meu nome é Sandra Costa, sou mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Pós-graduada em terapia cognitiva comportamental e em Inteligência Emocional e Saúde Mental. Facilitadora do programa MQ (Manuela Queirós) – Aprender a ser Feliz®.

Tenho experiência profissional desde 2007 em vários contextos: escolar;  formação (CCP e CCPFC); ensino superior (orientadora de estágios curriculares (2º ciclo – Psicologia clínica, UTAD); e clínico (Psicologia Clínica e Aconselhamento). Com especial foco de interesse na Educação Emocional, realizei um Coach Traning (ACSTH – acreditado ICF) e um Still Quiet Place training – práticas de Mindfulness (Atenção Plena) para crianças e adolescentes (Amy Saltzman, Califórnia), bem como um Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) (Obus Welness, Irlanda).

Em 2012, fui sócia-gerente do Centro de Reabilitação, Intervenção e Desenvolvimento (CRID) e coordenei uma equipa para desenvolver o projeto e marca “Mochinhos da Sabedoria”.

Na aventura dos Mochinhos da Sabedoria, a minha personagem ilustrada acompanha as emoções da Maria e do Benjamin, bem como de todas as crianças, jovens e adultos.

Esta é para os adultos:

Recebe Novidades
e Conteúdos Exclusivos!

Não te preocupes, não haverá Spam na tua Caixa de Entrada.