A pesquisa da rede europeia EU Kids Online (2020) é um projeto que iniciou em 2006 com um grupo de 33 investigadores. Em Portugal, a equipa da Universidade Nova de Lisboa investigou cerca de 2000 alunos com um inquérito (período entre 2015-2018) que tinha como objetivos nomeadamente comparar o presente e o passado, de modo a assinalar mudanças relevantes nos hábitos online de crianças e jovens, bem como de realizar comparações europeias. Verifica-se que na Europa, a maior das crianças e jovens usa o smartphone para se ligar à internet diariamente, o que evidencia um aumento do uso do smartphone no acesso à rede global comparativamente a dados de um estudo semelhante realizado em 2010.
De acordo com Ponte e Batista (2019) destacam-se os seguintes resultados que descrevem o uso da internet por esta faixa etária dos 9 aos 17 anos de idade:
“Com que frequência estás online ou usas a Internet?”
% dos que usam todos os dias
Smartphone/telemóvel | Portátil/
Computador de mesa |
Tablet | |
9- 10 anos | 57% | 22% | 36% |
11-12 anos | 83% | 34% | 28% |
13- 14 anos | 94% | 46% | 25% |
15-17 anos | 95% | 49% | 17% |
“Quanto tempo usas a internet?”
Tempo médio estimado passado na Internet por dia, em horas
Raparigas
3,1 |
Rapazes
3,3 |
9- 10 anos | 1,8 |
11-12 anos | 2,5 |
13- 14 anos | 3,6 |
15-17 anos | 4 |
“Com que frequência fizeste online as seguintes atividade nos últimos meses?
% dos que realizam a atividade diariamente
2014 | 2018 | |
Ver vídeos | 50% | 78% |
Entrar em redes sociais | 50% | 73% |
Ouvir música na internet | 52% | 80% |
Usar a Internet para os trabalhos escolares | 21% | 27% |
Ler ou procurar notícias online | 10% | 27% |
“Usam diariamente as redes sociais?”
2014 | 2018 | |
9- 10 anos | 11% | 27% |
11-12 anos | 38% | 65% |
13- 14 anos | 60% | 81% |
15-17 anos | 80% | 89% |
“Até que ponto concordas com as seguintes afirmações?”
% dos que “concordam” e “comcordam toralmente”
Penso que posso confiar na maior parte das notícias que escolho ver ou ler | 32% |
Penso que se pode confiar na maior parte das notícias | 26% |
Os meios noticiosos (por exemplo, televisão, rádio ou jornais) são bons porque me ajudam a distinguir a realidade da fição | 53% |
As redes sociais (por exemplo, Facebook, Twitter, Snapchat, Instagram) são bons porque me ajudam a distinguir a realidade da ficção | 28% |
Referências Bibliográficas:
Ponte, C., & Batista, S. (2019). Usos, competências, riscos e mediações da internet resportados por crianças e jovens (9-17 anos). http://fabricadesites.fcsh.unl.pt/eukidsonline/wp-content/uploads/sites/36/2019/03/RELATO%CC%81RIO-FINAL-EU-KIDS-ONLINE.docx.pdf